Análise de Cenário como parte do Planejamento Estratégico

Em breve, teremos um Webinar dando sequência ao nosso último sobre Planejamento Estratégico (que você pode assistir aqui). Neste novo webinar, iremos falar sobre o Desdobramento de Metas.

Para que o desdobramento de metas faça sentido à sua empresa, é necessário, primeiramente, que você tenha outras etapas do Planejamento Estratégico bem definidas. Para isso, faremos uma sequência de posts no blog, até a data do webinar, para te ajudar e preparar para realizar o desdobramento de suas metas!

Que estamos em um mundo que muda rapidamente e com grande intensidade, e que isto tem grande influencia sobre os negócios, não é segredo para ninguém. E cada vez mais é necessário que as empresas estejam atentas a essas mudanças, sejam elas no comportamento dos consumidores, econômicas ou governamentais, ou até mesmo concorrenciais. As organizações precisam analisar detalhadamente o seu posicionamento neste cenário econômico,prever e prevenir que fatores negativos as influencie, ao mesmo tempo que destaca seus pontos fortes, e direcionar suas estratégias para que tenham sucesso neste ambiente mutante. E é neste ponto que a Análise de Cenários se faz presente.

A Análise de Cenários é um conceito difundido por estudos e consultorias que passou a ser amplamente utilizado como ferramenta de gestão, apesar de ter sua origem na teoria militar. Ela permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro, onde fatores que podem impulsionar o negócio são identificados, esperando-se obter um avanço perante um cenário competitivo.

É a Análise de Cenários que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida, e identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer, possibilitando-se visão mais clara do cenário atual e permitindo a tomada de decisão mais fundamentada e precisa. É importante destacar que sua principal função não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo.

Ferramenta

A metodologia clássica mais difundida quando se fala de análise de cenários para o planejamento estratégico é a Análise SWOT. A sigla tem seu significado em Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats(Ameaças). Sua principal função é ver o cenário atual da organização e caracterizá-lo sob estes fatores, que podem ser posteriormente analisados sob duas perspectivas: Análise Interna e Externa, e Pontos que Ajudam e Atrapalham  Negócio.

A análise SWOT geralmente é estruturada em forma de matriz, o que facilita a visualização das informações que foram identificadas em cada ponto. Abaixo é possível entender de melhor sobre como preencher cada quadrante da matriz.

analise_swot

Dicas para uma Análise de Cenário Eficaz

  • Ter pensamento estratégico e analisar detalhadamente o adversário e o ambiente, identificando pontos que sejam de fato relevantes para a análise, buscando sempre a objetividade.
  • Conhecer bem seus concorrentes e também colocá-los como pontos na análise, por exemplo, em pontos fortes, identificar pontos que você está a frente deles, e ao mesmo tempo, em ameaça identificar pontos que eles podem te superar.
  • Apesar de todos os esforços que você pode colocar na realização da análise, é impossível ser 100% imparcial. Assim, peça que pessoas que conhecem o seu negócio e estão familiarizadas com o método, revisem a análise e contribuam.
  • A análise não acaba com o preenchimento da matriz SWOT. Depois do preenchimento finalizado é necessário que a empresa pondere o que pode e deve ser feito com os pontos analisados: como irá aproveitar seus pontos fortes e oportunidades e como irá trabalhar para diminuir seus pontos fracos e ameaças.

Conclusão

 

Como vimos, a Análise de Cenários é um processo que pode ser simples, o que permite que empresas dos mais diversos ramos e tamanhos possam utilizá-la como parte da sua definição de planejamento estratégico, já que utiliza fatores que são comuns a todas as empresas, sendo necessário somente que cada organização identifique os pontos específicos internos e externos a sua empresa e mercado.

A Análise de Cenários ajuda no direcionamento e precisão do planejamento estratégico através de uma ampla análise do ambiente corporativo, que irá resultar na criação ou adaptação de novas estratégias ou planos de ação para minimizar os riscos e maximizar as oportunidades e as chances de sucesso da empresa.

E não deixe de participar de nosso Webinar sobre o Desdobramento de Metas! Se inscreva clicando no link abaixo!