MEI #11: Qual o conceito de operação de uma empresa?

Toda empresa precisa de alguns elementos para funcionar adequadamente e um desses elementos são as operações. Existindo em diferentes setores e com abordagens distintas, é ao conhecer as operações corporativas que se torna possível fazer melhorias e modificações que impactarão de forma positiva na empresa e traga resultados benéficos.

Você tem dúvidas acerca do assunto? Então, confira a seguir qual o conceito de operações de uma empresa e veja como é possível gerenciá-las!

O conceito de operações de empresa

As operações de empresa são, basicamente, as atividades desenvolvidas pela empresa em diferentes setores que, ao final, contribuem para o funcionamento segundo a visão de negócios. Com isso, as operações são, analogamente, as funções vitais de uma empresa.

As operações normalmente possuem diferentes objetivos e também utilizam diferentes recursos para que se possa chegar a um resultado de funcionamento adequado. As operações financeiras, por exemplo, visam a gerar recursos financeiros para a empresa.

As principais operações de empresa

Embora cada empresa possua operações próprias e que dizem respeito aos seus objetivos específicos de negócio, algumas delas fazem parte da realidade de todos os negócios de uma maneira geral porque são importantes para o funcionamento e manutenção da empresa.

Além da já citada operação financeira, outros exemplos incluem as operações de compras e de vendas. Essas operações são responsáveis por garantir que a empresa adquira as matérias-primas necessárias para sua produção, assim como fazem com que empresa venda seus produtos para o consumidor de interesse. Já a operação de atendimento diz respeito às ações tomadas para garantir que o cliente seja bem atendido e, com isso, potencialmente feche a compra.

A operação de qualidade, por sua vez, é indispensável para que a empresa torne-se cada vez mais competitiva e mais fortalecida dentro do mercado. Graças à operação de qualidade é que existe o desenvolvimento contínuo de produtos cada vez melhores, com mais qualidade e mais baratos para a empresa.

Gerenciando operações

As operações de uma empresa são altamente gerenciáveis e, com isso, podem sofrer melhorias que as tornam mais eficientes e mais baratas. Com uma avaliação estratégica das operações, é possível conseguir resultados progressivamente melhores para a empresa, criando um equilíbrio cada vez mais benéfico entre custos de produção e qualidade final.

Para que esse gerenciamento ocorra, uma técnica muito utilizada é a de criação de fluxograma da empresa. Mesmo quando a empresa é pequena, esse fluxograma ajuda a gestão a ter uma visão geral de como a empresa produz. O fluxograma demonstra as funções e atividades de uma empresa em um esquema bastante intuitivo. A avaliação correta do fluxograma pode resultar em uma adaptação do fluxo de trabalho – ou flow work -, por exemplo.

Já o mapeamento de processos é uma ferramenta mais detalhada que explica, de maneira clara, como uma empresa está produzindo. Essa ferramenta é muito importante porque por meio dela é possível identificar operações desnecessárias ou que podem ser otimizadas para melhor desempenho.

Já o mapeamento do ciclo de operação de compras, vendas e financeira ajuda a empresa a entender melhor como é o seu relacionamento com o consumidor final. Um ciclo muito grande pode demonstrar uma ineficiência em colocar o produto no mercado e efetivamente vendê-lo, exigindo análises e modificações.

 

Conhecer o conceito de operações de uma empresa e saber como gerenciá-las é fundamental não apenas para o bom funcionamento da empresa, mas também para o seu crescimento e fortalecimento no mercado já que elas fazem parte do planejamento estratégico.

Tem alguma dúvida sobre o conceito? Comente a seguir, para que possamos ajudá-lo, e tenha suas dúvidas esclarecidas!